Sword Art Online Não é essa Coca-Cola Toda





Anime: Sword Art Online (SAO)
Gênero: Ação , Aventura , Fantasia , Jogos , Shounen
Autor: Reki Kawahara
Direção: Tomohiko Ito
Estudio: A-1 Pictures


Antes de mais nada eu queria dizer que esse texto foge um pouco do que eu costumo fazer aqui no Blog. Porém, com a chegada da nova temporada e a formação desse hype enorme, eu meio que senti que seria um bom momento para puxar briga com metade da internet, pontuar algumas questões sobre esse “fenômeno” da animação que é Sword Art Online (ou SAO para os intimos).
O TEXTO A SEGUIR CONTEM SPOILERS E CRITICAS DURAS A RESPEITO DOS TEUS PERSONAGENS SACROS E AMADOS, POR ISSO NÃO O RECOMENDO PARA PESSOAS QUE AINDA NÃO ASSISTIRAM E NEM PARA OS OTAKUS MIMISENTOS FANBOYS/GIRLS, DE PLANTÃO !! Não me leve a mal, eu até gosto de ver o Kirito e a Asuna naquela dinâmica de casal (que vamos combinar é bem pouco saudável considerando o contexto em que o romance deles se desenvolve), mas SAO possui algumas falhas na construção de história e de personagens que fazem as entranhas de algumas pessoas revirarem! Vamos começar pela primeira temporada. O Plot do anime se resume a 10.000 pessoas aprisionadas em um game de realidade virtual, devido às circunstâncias de seus consoles onde só era possível se deslogar do jogo após zera-lo. Caso o usuário morresse no jogo, o aparelho iria queimar o cérebro do usuário e o mesmo aconteceria caso alguém tentasse forçar a parada externa do aparelho.
O NeverGear, como é chamado o console de realidade virtual, é dotado de uma bateria interna, então desligá-lo da energia aparentemente não resolveria o problema. No meio desse caos todo temos nosso personagem principal, Kirito, que fez parte de um grupo seleto de jogadores que tiveram a oportunidade de jogar antes de seu lançamento oficial.
Ele foi um Beta tester, o que deu uma imensa vantagem de início de jogo, e foi um dos poucos privilegiados a ter as informações base para lidar com essa adversidade, pois uma vez que se está preso em um jogo e com chances reais de MORRER, saber o que está fazendo é meio que questão de vida ou morte.
Esse nerdão meio que abandona os novatos para ir upar sozinho e, basicamente, faz isso durante todo o Anime a não ser quando ele se envolve com uma guilda que acaba sendo brutalmente dizimada pela negligência dele, mas não vou ficar apontando aqui as falhas de caráter do personagem pois existem falhas mais óbvias de se apontar em SAO, como a narrativa, mas eu já volto nisso aqui. O par romântico de Kirito é a Asuna, uma moça que, a princípio, parecia sofrer dos traumas desse confinamento virtual, mas que rapidamente esquece de tudo quando se apaixona pelo personagem principal. E não dá nem para chamar de amor, é meio que uma situação de estresse e carência pois são adolescentes pensando que a qualquer momento podem MORRER PARA UM JOGO. Então, é claro que vai colar uma psicose básica aí, mas a Asuna encontrou a felicidade ao se apaixonar pelo Kirito e meio que almeja ter uma Família com ele. Aliás, essa dinâmica fica um pouco mais doentia no momento em que eles adotam um Yui, uma I.A (inteligência artificial), que se considera filha dos dois e ambos a consideram como filha…


Família feliz? WTF?!
Apenas pense nisso um minuto, ok? Eles estão sob um sequestro virtual, lutando pela vida e a morte, rola uma paixão absurda e agora vem uma FILHA?! “Ah! Mas é bonitinho, eles formaram laços e…” Sério, só PENSA NISSO! Mas voltando... Eu poderia descrever um pouco mais dos outros personagens da história, mas eles não tem importância nenhuma para o plot geral. A maioria só faz uma figuração e um ou outro tem um episódio de desenvolvimento (que geralmente só é uma desculpa para uma personagem feminina ter sentimentos pelo principal e ele meio que ter o Harém de animes mais infundado de todos os tempos!), mas até os personagens que tem um tempo de tela considerável, nada mais são do que figurantes. Ok, talvez você não se importe com esses dados superficiais da narrativa e ache a minha visão um tanto tendenciosa, mas não importa o quanto você defenda SAO, existe um ponto que deve ter te frustrado, um ponto enorme e esse ponto é: As motivações do vilão. E se você está com dificuldades de se lembrar quais são as motivações desse megalomaníaco que meio que cometeu um dos maiores crimes de assassinatos em série da história, eu não te culpo. Você não está se lembrando pelo fato de ele não ter. É isso aí amiguinhos vocês devem se lembrar desse final épico do primeiro arco do anime. Os jogadores com os maiores leveis e as guildas mais fodas foram matar um boss, luta intensa! Ao fim da luta bate um feeling de puro protagonismo no Kirito e ele meio que faz uma TENTATIVA DE ASSASSINATO contra um cara que ele tava pensando que era roubado demais pra ser player (só por esse cara ter deitado ele no Duelo, e é claro que se alguém ganha do protagonista só pode ser Hacker). Kirato dá uma de ninja e faz um ataque surpresa, porém o cara não sofre dano o que prova que de fato rolava uma trapaça ali, mas caso não fosse, o Kirito teria matado o Brother meio que por arrogância.
Mas vamos continuar aqui.
De qualquer forma, o cara revela que na verdade ele é o criador do jogo, Kayaba Akihiko, o responsável por tudo. Ele diz que ele seria o último grande desafio e desafia o Kirito a vencê-lo e a acabar com o jogo ali mesmo.
Kirito topa e o Kayaba paralisa geral com um comando de Game Master e deixa só o Kirito ali para lutar. Eles lutam, Kirito perde e Kayaba vai desferir o golpe final. Porém, a Asuna MILAGROSAMENTE vence o comando do computador com o poder do amor e se coloca entre o golpe final e seu amado.
Ela desaparece, o Kirito fica em estado de choque, o Kayaba presta condolências e mata o Kirito também…Só que não.
Então o Kirito ativa seu poder de protagonista e sobrevive ao golpe mortal e consegue vencer o BOSS. FIM. Jogo zerado.
Todos que sobreviveram serão salvos e sobra o Kirito no server do jogo observando aquele mundo virtual ser deletado, então a Asuna aparece (pois ninguém importante morre em SAO) e o Kayaba também. Assim, rola um diálogo meio existencial e o Kirito manda AQUELA pergunta que todos os fãs queriam ouvir a resposta. Ele pergunta para o Kayaba a razão para ele fazer o que fez, e o Kayaba da de ombros e diz “Não me lembro”.
“NÃO ME LEMBRO”, essa foi a motivação do grande vilão!?!?
JÁ VI O UNIVERSO CINEMATOGRÁFICO DA DC FAZER VILÃO MAIS BEM CONSTRUÍDO QUE ISSO! (Too Soon?).


Bom, depois dessa revelação bombástica, o Kayaba chega na boa para o Kirito e dá para ele um presente, um programa que chama “A Semente” que vai ajudar os servidores dos RPG’s virtuais se conectarem uns aos outros e vai revolucionar a indústria dos jogo.
E o Kirito faz o que qualquer vítima de rapto e ameaça de morte, além de tortura psicológica, faria com um presente de seu agressor…
Ele bota para rodar né? Pois o cara pode até ser um psicopata megalomaníaco, mas ele manja de programação.


A Semente do mal...
E se isso não foi o suficiente para abaixar um pouco a bola do Anime para vocês, não se desesperem! TEM MAIS!

O Segundo Arco da primeira temporada de SAO é ainda mais desesperadamente falho do que o primeiro, e algo que você observa durante todo o contexto do Anime é que, tirando o Kirito, o resto dos personagens são totalmente desprovidos de inteligência.
E não me leve a mal, mas algumas informações pertinentes foram dadas para nós, espectadores da obra, que os próprios personagens parecem não saber usar. Por exemplo, logo depois que Kirito zera o jogo e as paradas todas acontecem, ele volta para o mundo real (para ter um desenvolvimento de romance incestuoso desnecessário com sua prima que foi criada como irmã dele), e descobre que a Asuna não voltou do coma induzido pelo jogo, então posteriormente ele descobre que nem todos os jogadores presos no server de SAO voltaram como deviam após o jogo ter terminado.
Um de seus amigos chama a atenção para um novo RPG virtual que uma empresa lançou, onde fizeram uma imagem de dentro do jogo, uma personagem extremamente parecida com a Asuna e que estava presa em uma Gaiola dentro daquele jogo.

Também foi dada a informação para nós que os sobreviventes de SAO tiveram um tratamento de reabilitação e os jogadores de níveis maiores tiveram contato com as autoridades para ajudar a polícia a resolver esse incidente.
Não sei vocês, mas se eu tenho uma informação pertinente para uma investigação que pode salvar a vida de outra pessoa, a primeira coisa que faço é informar as autoridades. E por mais que fosse apenas uma imagem dentro de um jogo, se isso é o bastante para gerar dúvida razoável, acho que não custaria nada ao menos informar as autoridades envolvidas que já estão a par da situação, para que elas façam o trabalho delas e tragam a vítima de volta a segurança.
É isso o que eu faria, mas não o Kirito.
O Kirito queria jogar e resgatar a Asuna dentro do jogo.
Então, acho que eu retiro o que eu disse lá atrás. Absolutamente todos os personagens de SAO são desprovidos de intelecto. Incluindo o protagonista. Bom, esse segundo arco nada mais foi do que mais do mesmo. Porém, com toda a sensação de perigo removida (afinal, morrer no jogo já não era um problema), a problemática desse arco inteiro foi gerada por um conjunto de decisões ruins dos personagens principais, e o vilão que é tão inexpressivo que se não fosse pela tentativa de estupro virtual e o assédio contra a Asuna, ele não causaria mais do que pena aos espectadores.
Mas, se foi tão ruim assim, qual o motivo do autor ter feito esse arco? Como eu disse, tem o desenvolvimento incestuoso ali durante o arco e o autor achou uma boa desculpa para por fan service com tentáculos.

Fala sério... Porque isso?!
Ainda pensam que SAO é o melhor anime de todos os tempos?
Fora o roteiro furado e o péssimo desenvolvimento de personagens, eu poderia falar do PLOT original… Mais ou menos né? .Hack (se lê Dot Hack) já fez isso primeiro, e Overlord e Log Horizon fizeram isso MELHOR do que SAO. Pois eles souberam usar a dinâmica de se estar dentro de um jogo para abordar alguns assuntos interessantes.
Log Horizon te dá uma aula completa sobre política durante a primeira temporada inteira e Overlord tem um desenvolvimento de personagens muito bom, além de cenas de ação muito mais épicas do que SAO jamais entregou.
Na real, até o Spin Off que saiu esse ano o Sword Art Online Alternative: Gun gale Online é muito melhor do que o original, mas isso é pelo motivo que os escritores dessas obras são melhores que o Escritor de SAO.
Discorda? Bom, o choro é livre, mas é um fato. O autor de SAO alternative pediu autorização para fazer uma obra embasada na segunda temporada de SAO. O anime é inteiro dentro do mundo de Gun Gale Online que nos é apresentado como um jogo FPS(First Player Shooter) do Universo de Sword Art Online, e pode soar um pouco triste para os fãs de SAO, mas em apenas 6 episódios esse anime já entregou mais do que as duas temporadas da obra original.
O Autor de SAO Alternative trabalha o complexo de uma garota que encontra no jogo uma forma de ser quem ela realmente quer ser, um plot simples, mas que com um bom desenvolvimento de personagens e algumas ótimas cenas de ação, tornam o anime muito mais interessante do que a obra original, que não sabe trabalhar os SENTIMENTOS das personagens.
Eu sei que tem toda essa paixão pelo plot de SAO, a primeira temporada tem um pequeno clima de tensão por tantos players morrerem, porém, ninguém importante morre.
Vamos combinar que estar preso em um mundo digital onde sua morte se reflete no mundo real já foi feito antes por Digimon. Não estou dizendo que SAO é uma total perda de tempo, eu mesmo me vejo me divertindo com a obra, mas quando paramos pra pensar... ela é mal escrita. Basta ver outros animes do gênero para ver o como a narrativa poderia ser melhor e eu ainda posso passar um tempo falando sobre como o JOGO de Sword Art Online é conceitualmente ruim, mas um brother no Youtube já fez isso bem melhor do que eu Jamais Farei. Você pode conferir o vídeo

Caso não consiga visualizar, entrar em https://www.youtube.com/watch?v=3GXCo-InnpU


Eu sei, eu sei, você é apaixonado pelo anime e tudo bem, todos nós temos nossos amores incondicionais. Eu não sou o tipo de fã fanático que defende uma obra negando todos os seus erros, e SAO ainda tem alguns detalhes bons no anime, como uma trilha sonora bem legal uma ou outra cena com fotografia incrível, mas ao menos para mim, isso não justifica.
Mas como eu disse, com a chegada da nova temporada, eu vejo o hype se formando, e como um ótimo estraga festas... eu me sentia no dever de pôr esses pensamentos para fora do meus sistema.
Sinta-se a vontade pra discordar, como eu disse, o choro é livre!


Mas, enquanto os fanáticos estão comemorando a adaptação do arco Alicization de SAO a melhor notícia do ano para mim foi que o Autor de Log Horizon foi solto esse ano e voltou a ativa. O que significa uma possível terceira temporada do Anime para 2019!
(Sério, vejam esse anime ele é uma obra de arte). Até a próxima Amigxs da Internet!

Comentários

Postagens mais visitadas