Em Algum Lugar Nas Estrelas - Clare Vanderpool





Sinopse: EM ALGUM LUGAR NAS ESTRELAS é um romance intenso sobre a difícil arte de crescer em um mundo que nem sempre parece satisfeito com a nossa presença. Pelo menos é desse jeito que as coisas têm acontecido para Jack Baker. A Segunda Guerra Mundial estava no fim, mas ele não tinha motivos para comemorar. Sua mãe morreu e seu pai... bem, seu pai nunca demonstrou se preocupar muito com o filho. Jack é então levado para um internato no Maine (o mesmo estado onde vivem Stephen King e boa parte de seus personagens). O colégio militar, o oceano que ele nunca tinha visto, a indiferença dos outros alunos: tudo aquilo faz Jack se sentir pequeno. Até ele conhecer o enigmático Early Auden.


"Às vezes, é melhor não ver todo o caminho que se estende diante de você. Deixe a vida surpreendê-lo, Jackie. Há mais estrelas por aí do que as que já têm nome. E todas são lindas."


E esse livro chegou em minhas mãos ao encontrar uma amiga que faz parte de um projeto bem interessante, de um grupo de amigo secreto de livros. Sim! É um grupo incrível com algumas garotas, e dessa vez iniciamos o projeto do Livro Viajante.
Faz um tempo que o livro tem seguido entre casas e garotas, todas lendo, escrevendo em um caderno separado e deixando registrado o que acharam. (Eu mesma comecei a rabiscar o livro, o que fazia parte da experiência e é algo que não estou muito acostumada a fazer).
De toda forma, além dessa experiência em si já ser algo super interessante, o livro não ficou muito atrás, também.


"... eu não sabia como chegar a esses lugares, mas essa é a questão de estar perdido. Ter liberdade para ir a qualquer lugar, mas não saber onde ficava lugar nenhum."


Apesar de a maioria das pessoas que me falaram sobre o livro e suas primeiras impressões não terem sido totalmente positivas, falando sobre uma lentidão e ritmo mais "chato", eu admito que gostei bastante do que li. Talvez ter deixado minhas expectativas baixas tenha colaborado e eu tenha lido tudo com a mente um pouco mais aberta. Não sei. Mas sei que quero dividir um pouco do que li com vocês.

"Um corte fora aberto em mim, e era tão fundo que eu me sentia vivendo aquele momento crítico em que o lenhador grita "Madeira!", mas, de algum jeito, permanecendo em pé, em equilíbrio precário, sem saber para que lado poderia cair."


Como a sinopse já conta, seguimos a história de Jack, um garoto que acabou de perder sua mãe e terá que mudar sua vida, convivendo com seu pai. Porém, uma outra mudança de rotina o deixa em uma escola, onde ele acaba conhecendo Early, um garoto um tanto peculiar que entra em sua vida com seu jeito, rotina e manias.

"... este corpo concluiu seu trabalho de viver e espero que ele também faça o trabalho de morrer, agora que estou pronta."


Além de Early não estar presente na maioria das aulas, apenas as que ele quer e por quanto tempo acha bom, o mesmo vive em um pequeno quarto longe de todos os outros garotos, o que faz sua rotina peculiar ser mais fácil de se realizar. Ainda mais quando isso envolve ouvir determinados artistas em determinados dias. "Louis Armstrong às segundas, Frank Sinatra às quartas, Glenn Miller às sextas e Mozart ao domingos. A menos que chovesse. Em dias chuvosos, ele sempre ouve Billie Holiday."


"Você vai acabar chegando lá, mesmo que tenha que ir a todos os outros lugares antes."


Além de tudo isso, Early tem um certo vício e interesse no número Pi, que ele faz parecer como um grande personagem de uma história, cheia de aventuras. História que ele revela à Jack aos poucos, quando o garoto parece merecer saber mais sobre a jornada ao qual pode estar prestes a fazer parte. E é bem aí que Jack nota que criou um certo laço com o garoto e acaba se deixando levar, entrando em uma aventura cheia de esperança, mesmo que muito irreal. 
De toda forma, por mais absurdas que algumas coisas sejam, Jack começa a notar que a realidade tem muito a ver com as histórias contadas sobre Pi, e toda a esperança que mantém Early andando e querendo seguir acaba se tornando combustível para Jack seguir ao lado do garoto.

"Pi entendia a necessidade de se apegar. De não abrir mão da própria dor. Ela havia se tornado parte dele. Quem seria sem essa dor? A ideia o amedrontava." 


Não quero dar muitos spoilers e contar demais, mas recomendo que arrisquem ler.
O livro tem seu ritmo lento, mas algumas variações de capítulos entre a rotina de Jack ao lado de Early e as história de Pi acabam sendo bem dosadas, o que para mim faz o roteiro ter um ponto bem positivo. 
Talvez seja um tipo de livro que se torna confuso quando a realidade se mistura a magia e crenças que talvez sejam bem impossíveis, mas eu amei.

E vale notar que o livro é cheio de personagens que vão surgindo e sendo um acréscimo absurdamente bom para a história. Todos eles acabam sendo essenciais para a conclusão que vem de maneira incrível. 
Sem contar que o livro é incrivelmente lindo. As estrelas e suas constelações são grande parte do livro, o que o torna bem interessante e bonito. 

"Encontrar o caminho não significa que você sempre sabe o que está fazendo. Saber encontrar o caminho de volta para casa é que é importante."


Em Algum Lugar nas Estrelas se tornou um livro bem único para mim, seguindo um garoto autista e seu amigo, ambos querendo encontrar algo que preencha o vazio na vida deles, com uma amizade que acaba os fazendo passar por bons e maus momentos, todos sendo igualmente importantes
Uma leitura para todas as idades, envolvendo recomeços, aceitação, uma busca por respostas e vontade de eliminar a solidão.
Recomendo com todo amor =D


"Lá em cima é como aqui embaixo, Jackie. Você precisa procurar as coisas que nos conectam. Encontrar os jeitos com que nossos caminhos se cruzam, nossas vidas se interceptam e nossos corações se encontram."


Comentários

  1. Eu estou completamente doida para ler esse livro, estou só esperando alguma promoção boa para agarrá-lo e torná-lo meu. Em todas as resenhas que eu leio, sempre citam pontos diferentes e positivos sobre a leitura e todo o contexto, a sua não foi diferente e fico muito feliz em saber que ele também se tornou especial e único para você.
    Cada quote é um tiro, não é mesmo? Hahahah.

    xoxo
    www.foradocontexto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida alguma, um livro incrível. Os quotes são lindos e eu amei como a história se misturava a realidade. Vale a pena investir e ter o livro, sim <3 Eu mesma preciso conseguir um meu agora que passei o livro adiante =D

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas