Duff - Kody Keplinger





Sinopse: Bianca Piper não é a garota mais bonita da escola, mas tem um grupo leal de amigas, é inteligente e não se importa com o que os outros pensam dela (ou ela acha). Ela também é muito esperta para cair na conversa mole de Wesley Rush – o cara bonito, rico e popular da escola – que a apelida de DUFF, sigla em inglês para Designated Ugly Fat Friend, a menos atraente do seu grupo de amigas. Porém a vida de Bianca fora da escola não vai bem e, desesperada por uma distração, ela acaba beijando Wesley. Pior de tudo: ela gosta. Como válvula de escape, Bianca se envolve em uma relação de inimizade colorida com ele. Enquanto o mundo ao seu redor começa a desmoronar, Bianca descobre, aterrorizada, que está se apaixonando pelo garoto que ela odiava mais do que tudo. 

A sinopse diz bastante coisa e o livro não vai muito além do que é dito.
Quando o peguei para ler, não esperava muita coisa, o que foi bom. Mas a leitura se tornou algo tranquilo e divertido.
Como dito, Bianca é a típica garota que tem amigas mais populares e se mantém na sua, as acompanhando e seguindo seu ritmo.
E é quando ela se permite aproximar de um dos caras que ela mais odeia, Wesley, que tudo muda.

Como Bianca é uma personagem bem impulsiva, com pensamentos fortes e que segue bem a fundo o que acha certo e errado, o desenvolvimento se torna bom pois a personalidade se mantém intacta, apesar de alguns muros "anti-Wesley" começarem a cair.
Com o tempo, Bianca nota que ter sido classificada como a Duff do grupo foi algo que ficou em sua mente. E, como se não percebesse o quanto isso incomoda a garota, Wesley continua a chamando assim enquanto passam de beijos para uma intimidade um tanto maior.

" Mas por que eu deveria fazer qualquer coisa só para consertar o que ele ou qualquer outra pessoa pensa sobre mim? Eu não deveria. Nem ele."


Agora, vamos lá. Como disse, o livro não vai muito além do que a sinopse mostra, porém não se trata também apenas de um romance adolescente. A autora acaba se aprofundando na vida de Bianca, nos mostrando o quanto a relação com seus pais está se tornando cada vez mais difícil já que sua mãe viaja muito e escolhe se ausentar, aproveitando que é uma autora mais conhecida, fazendo palestras e fugindo dos problemas. O que deixa a garota com um pai que, com esperança, acredita que a esposa voltará um dia.
E são esses problemas que acabam cercando mais a vida de Bianca e a deixando um tanto sufocada, precisando da válvula de escape chamada Wesley.
Além disso, com todo esse desenvolvimento, os pensamentos confusos e a falta de coragem de dividir com suas amigas algo que sai da rotina, mostra como a amizade é um tema importante no livro, mesmo que por meio das amigas que se sentem deixadas de lado, ou aquela pessoa que se torna um ouvido a mais, de jeito inesperado.

"Não importa aonde você vá ou o que você faça para se distrair, a realidade volta para te pegar, afinal."

Particularmente, não acho que seja o livro mais cheio de conteúdo e reviravoltas. Para mim é um tema clichê, com algumas coisas previsíveis. Porém, mesmo que a personagem principal tome algumas decisões duvidosas, é tão evidente que ela é bem humana e cheia de sentimentos, que fica fácil se relacionar.
É o livro que serve para todo mundo que já se sentiu inseguro em algum momento da vida, por sua causa ou pela opinião dos outros.
E o final ainda, apesar de esperado, é seguido de uma conclusão muito boa para todos os personagens, o que me deixou satisfeita.
De novo, apesar do cliche, Bianca é uma personagem que me agrada bastante por ter uma mente bem feita, buscando respeito para si e para outros ao redor, da sua maneira, o que ajuda bastante.

O tipo de leitura leve, que te prende nas páginas por uma conexão humana.
Um livro que fala sobre o famoso assunto "bullying", até citando outras personagens que não Bianca, mas que trata tudo de maneira bem sútil.
Caso procure algo mais tranquilo para ler e deixar o tempo passar, indico sem dúvida alguma =D

Ah! O livro já foi adaptado e ainda não tive a chance de ver, mas dizem que tem um clima mais divertido que o livro, que faz ser bem fácil de ver. Para ver o trailer, é só clicar AQUI


Comentários

Postagens mais visitadas