Senhor das Sombras - Os Artifícios Das Trevas #2 - Cassandra Clare




A ensolarada Los Angeles pode ser um lugar sombrio na continuação de Dama da Meia-Noite, de Cassandra Clare. Emma Carstairs finalmente conseguiu vingar a morte dos pais e pensou que com isso estaria em paz. Mas se tem uma coisa que ela não encontrou foi tranquilidade. Dividida entre o amor que sente pelo seu parabatai Julian e a vontade de protegê-lo das graves consequências que um relacionamento entre os dois pode trazer, ela começa a namorar Mark Blackthorn, irmão de Julian. Mark, por sua vez, passou os últimos cinco anos preso no Reino das Fadas e não sabe se um dia voltará a ser o Caçador de Sombras que já foi. Como se não bastasse, as cortes das fadas estão em polvorosa. O Rei Unseelie está farto da Paz Fria e decidido a não mais ceder às exigências dos Nephlim. Presos entre as exigências das fadas e as leis da Clave, Emma, Julian e Mark devem encontrar um modo de proteger tudo aquilo que mais amam — juntos e antes que seja tarde.



"(...) Quando alguém faz parte da sua vida há tanto tempo, cortá-lo é como cortar as raízes de uma planta." 


Aviso que, como qualquer segundo livro de uma série, a resenha pode conter spoilers sobre o primeiro volume, ok?

Então, vamos lá.
O enredo se passa algumas semanas após a morte de Malcom Fade, junto da escolha de Emma em namorar Mark para proteger seu parabatai e todos ao redor.
Parece pouco, certo? Talvez.
Mas, logo de cara, somos apresentados a um tipo diferente de relação entre Emma e Julian, afetando totalmente o laço parabatai que os dois possuem enquanto tentam evitar um ao outro.
Como o pequeno garoto que teve que crescer rápido demais, Julian continua escondendo seus sentimentos, ainda mais por todo o problema envolver seu irmão, alguém que ele ama tanto quanto Emma.
Sobre Emma... ela segue com sua mentira, mesmo que Mark saiba que existe algo errado, ela fica feliz pelo garoto não fazer perguntas demais e apenas a ajudar em toda sua difícil escolha.



"- Tememos coisas porque as valorizamos. Tememos perder as pessoas porque as amamos. Tememos morrer porque valorizamos viver. Não queira não temer nada. Tudo que isso significaria é que você não sente nada." 



Por outro lado, voltamos a entender o que acontece com Kit- Christopher Herondale - que se vê "obrigado" a viver com os Caçadores de Sombra, agora que descobriu também ser um deles. E ele nunca cansa em deixar claro que estar ali e ser aquilo tudo não é algo que ele deseja. Ainda assim, todos tentam o fazer interagir e se sentir bem. Julian o leva em uma missão e Ty não se cansa de sempre dormir do lado de fora do quarto do garoto, como se tivesse receio de Kit ir embora.
Depois do pequeno conflito entre os dois em Dama da Meia Noite, toda essa relaçao de confiança e aprendizado que surge entre Kit e Ty (o que também acaba incluindo a gêmea de Tay, Livvy) se desenvolve perfeitamente durante todo o livro. Na verdade, acho que foi um dos grandes "apelos" durante a história já que o desenvolvimento e a relação entre os três muda de maneira incrível, tanto com seus altos e baixos.


"- Tem algo de especial num lugar em que você esteve com alguém que ama. Ele assume um significado na sua mente. Torna-se mais do que um lugar. Transforma-se em uma destilação do que vocês sentiam um pelo outro. Os momentos que você passa num lugar com alguém... se tornam parte dos tijolos e da argamassa. Parte da alma do lugar." 


E, como se todo o problema com Arthur não fosse o suficiente, os Blackthorns, Emma, Cristina e Kit precisam lidar com um grupo de Centuriões se hospedando no Instituto quando demônios marinhos começam a causar muito mais problemas do que o normal.
Os Centuriões fazem parte de Caçadores que tiveram um trinamento superior na Scholomance, o mesmo local onde Ty anseia em fazer seu treinamento quando crescer um pouco mais.
Com a chegada de todos, novos personagens são apresentados, com pesos bem importantes, especialmente Zara que se mostra como uma garota....bem difícil.(fácil fácil de odiar também ;D)



"- Acho que não se pode arrancar o amor inteiramente. Acredito que onde houve amor, sempre haverá brasas, como os resquícios de uma fogueira preservando a chama."


Além de Zara, temos a volta de Gwyn ap Nudd, líder da Caçada Selvagem que aparece com um pedido de ajuda à Mark para tentar salvar Kieran que será executado pelo próprio pai, o Rei Unseelie.
É aí que tudo começa a complicar.
Ajudar Kieran faz aparecer novos problemas, eles começam a ganhar novos inimigos e alguns aliados um tanto inesperados.
Isso também faz a corte Unseelie e Seelie serem um ponto importante em todo o enredo.
Ah, como queria poder falar mais =X
No todo, o grande problema se torna o Volume Negro dos Mortos, que estava em posse de Malcom Fade e foi responsável por trazer alguém de volta a vida.

Observem que estou tentando evitar spoilers importantes sobre o enredo e tudo o que foi dito acima é apenas uma base do que o livro trás.
Com suas mais de 500 páginas, o enredo escrito pela autora é absurdamente incrível. Diferente do primeiro livro, que eu sentia se repetir um pouco, o Senhor das Sombras trás um novo problema, sentimentos, dramas e humor de uma forma bem variada, o que faz o livro não se tornar nunca cansativo.



"Ele se sentia tão intensamente feliz quanto se sentia infeliz, e ser puxado para aquelas duas direções tão diferentes simultaneamente o estava deixando esgotado."


Acho que é importante notar que por trás de toda a ação, o desenvolvimento dos personagens e como eles lidam com tudo é o ponto chave em todas as situações. Desde Diana, até a Inquisidora, como uma rápida visita de Jace e Clary. Tudo acaba tendo um motivo importante e notamos que a ajuda de pessoas próximas é essencial. O que nos fazer ter uma boa dose do casal Magnus e Alec, com seus dois filhos incríveis <3

Apesar de termos momentos bem intensos no primeiro volume, é notável que algumas lutas e batalhas nesse segundo volume acabam tendo um peso maior, especialmente porque algumas decisões mudarão todo um futuro.
E tudo isso leva ao final.
Um final que eu sabia que poderia dar muito certo ou muito errado (dur). Mas não esperava em nada algo que aconteceu e simplesmente me deixou totalmente chocada e de coração partido.

Não sei ainda como irei sobreviver esperando o terceiro livro, mas...caso esteja lendo essa resenha e jamais tenha lido nada da Cassandra, pare até de piscar e vá ler tudo, agora.

Se você ainda não tinha certeza de continuar a série dos Artifícios das Trevas, meu deus, retome sua leitura agora porque esse volume é, sem dúvida alguma, incrível demais!



Comentários

Postagens mais visitadas