Mobile Police Patlabor! - Masami Yuuki





Sinopse: A serie é baseada no mangá de nome Kidou Keisatsu Patlabor, do autor Masami Yuuki. No ano de 1997 e a humanidade desenvolveu robôs para auxiliar no trabalho mais pesado. Esses robôs, chamados de Labors, são guiados por humanos. Os Labors, então, começam a ser usados também para o crime e, por isso, o Departamento da Polícia Metropolitana de Tóquio cria a Seção 2 de Veículos Especiais, conhecida como Patlabor.

Anime: Mobile Police Patlabor
Autor: Masami Yuuki
Direção: Naoyuki Yoshinaga
Estudio: Bandai
Tipo de Episódio: Legendado
Episódios: 47
Ovas: 7

Aproveitando o dia das crianças, é com um gostinho bom de infância que tiro esse anime da cartola. Então, como estamos no mês das crianças, acho justo falar com carinho de um dos motivos pelo qual passei a gostar de animes ainda em minha infância.

Patlabor é um anime de ação policial mecha, ou seja, trata-se de uma divisão futurista da polícia japonesa chamada divisão de "Veículos especiais", onde eles utilizam robôs gigantes humanoides para lidar com diversos problemas da vida moderna.
O Anime foi lançado por voltar de 1989, então a técnica de animação esta meio datada. Porém, ainda assim, é uma animação razoável e conforme a trama vai adquirindo forma os episódios começam pouco a pouco a te prender de forma incondicional.


Na obra acompanhamos uma jovem policial que se candidata para a unidade de veículos especiais, e acaba por entrar na segunda divisão da patrulha.
A princípio a trama começa um pouco lenta, com bastante alivio cômico e apresentação de personagens.
A segunda divisão da unidade de veículos especiais é considerada indisciplinada porém, retêm talentos específicos como descrito brevemente por um dos personagens :
"Se eles são um bando de delinquentes desmiolados ou extremamente talentosos eu ainda não sei...".

A verdade é que os personagens são todos bem característicos e carismáticos e, apesar dos pilotos dos laibors terem um certo protagonismo, o restante da equipe é constantemente enfatizado e até priorizado dependendo do episódio.



Animes de Mecha ou Gundam tendem a encontrar uma parede muito sólida em seus enredos, alguns como Evangelion conseguem contornar essa barreira, mas mesmo Gundam Wing que é uma referencia no gênero, ficou preso nas mesmices das lutas entre robôs gigantes. Por isso o diferencial de Patlabor é tão destoante dos demais, os mechas são ferramentas importantes e são utilizados para a resolução de diversos problemas nem sempre implicando em lutas, como se trata de uma divisão policial é bem comum eles lidarem com situações de risco evitando grandes destruições.

Um outro atrativo do anime é a policial Izumi, o trabalho de desenvolvimento dessa personagem é notável assim como o amadurecimento dela como piloto e como policial. Podemos concordar que é relativamente raro um anime da década de 80 ter uma personagem feminina tão bem desenvolvida e devidamente destacada em seu posto.
Se tratando disso, não só a Izumi, o Anime esta recheado de um elenco feminino forte e claramente mais capacitado do que a maioria dos demais policiais.





 A dica que dou é que para quem for conferir esse anime que de uma chance de, no mínimo, 15 episódios.

Os episódios iniciais são meras apresentações de elenco e contextualização, mesmo as cenas de ação acabam não se estendendo muito, o alivio cômico é presente na obra toda porém nos capítulos iniciais chega a ser exagerado, mas ainda assim é um anime que vale muito a pena!

Minha nota para ele é 7/10 (Me chamem de saudosista, mas eu realmente gosto desse Anime)

Comentários

Postagens mais visitadas