A Árvore no Quintal - Olhando Pela Janela de Anne Frank - Jeff Gottesfeld





Sinopse: A árvore da Prinsengracht, 263 observava enquanto a menina brincava e escrevia em seu diário. Quando estranhos invadiram Amsterdã e aviões roncavam acima das cabeças, a árvore via a menina afastar as cortinas do anexo da fábrica do pai para espiá-la. A árvore também viu a menina ser levada dali com sua família – e o seu pai retornar depois da guerra, sozinho. No verão em que Anne Frank completaria oitenta e um anos, a árvore morreu. Mas suas sementes e mudas foram plantadas pelo mundo afora, como símbolo da paz.



E achei que estava na hora de estrear uma nova parte no blog, onde iremos tentar falar um pouquinho de livros infantis, também =D

A resenha acima basicamente conta todo o resumo da história escrita por Jeff Gottesfeld e ilustrado por Peter McCarty. O livro tem um total de 40 páginas, todos com ilustrações lindas e simples, retratando um pouco de alguns momentos intensos da história tão conhecida de Anne Frank.





Jeff, o autor, é um escritor famoso por suas obras em livros, teatro e cinema. Seu trabalho foi premiado pela American Library Association, pela Writers Guild of America e pelo National Council for the Social Studies. Já escreveu livros para adultos, adolescentes e pré-adolescentes. Este é seu primeiro livro ilustrado. ( Informações tiradas do próprio livro)

Agora, o ilustrador Peter, trabalhou em muitos livros premiados para crianças. Seus trabalhos conquistaram várias distinções, incluindo o Caldecott Honor e indicações do New York Times como Melhor Livro Ilustrado do Ano para Crianças.  ( Informações tiradas do próprio livro)

Seguimos a história da árvore que tudo via e que, por algum motivo, se afeiçoou a menina que por lá aparecia, com seus cabelos bagunçados e sempre escrevendo. Vamos acompanhando exatamente tudo, desde esse começo, um pouco depois da metade da vida da árvore, até o seu final, quando a falta da menina ainda era algo que a árvore se questionava.





O interessante do livro além de toda sua história simples e comovente, é o fato de que tudo acaba sendo muito bem explicado ao fim, onde temos um resumo de pontos importantes da história de Anne, desde onde nasceu, até sua morte em um campo de concentração em março de 1945, e seu diário sendo encontrado.

Além da vida da Anne em si, houveram reais esforços para salvar a árvore que, já antiga e tendo vivido muita coisa, acabou sucumbindo no verão de 2010. Várias de suas mudas foram espalhados pelos Estados Unidos, lugares importantes e com relação a luta pela liberdade e tolerância.



" Erguemos os olhos para o céu, muito azul.
Despidos de folhas úmidos e de orvalho,
os galhos do castanheiro-da-índia brilhavam. 
As gaivotas e outras aves cortavam o ar
em velozes riscos prateados,
e nós ficamos tão encantados,
tão comovidos que perdemos a fala."
- Anne Frank

Comentários

Postagens mais visitadas