Os Artifícios das Trevas #1: Dama da Meia Noite – Cassandra Clare




Sinopse: Em um mundo secreto, no qual guerreiros Nephilim – metade humanos, metade anjos – juraram combater demônios e manter a paz, parabatai é uma palavra sagrada.O parabatai é seu melhor amigo. Seu parceiro na batalha. Alguém a quem se jura lealdade eterna. Parabatai viveriam e morreriam um pelo outro. Mas nunca, jamais podem se apaixonar.Emma Carstairs é uma guerreira, uma Caçadora de Sombras: a melhor da sua geração. Ela vive para lutar. E faz isso ao lado de seu parabatai, Julian Blackthorn. Juntos eles patrulham as ruas de Los Angeles, onde vampiros fazen a festa na Sunset Strip, e fadas – as mais poderosas das criaturas sobrenaturais – tentam se manter na linha depois de uma guerra com os Caçadores de Sombras. Quando corpos de fadas e humanos assassinados começam a aparecer com as mesmas marcas encontradas nos pais de Emma, há alguns anos, uma aliança preocupante se forma. É a chance de Emma se vingar, mas também a oportunidade de Julian recuperar o irmão mais velho, Mark, prisioneiro do Povo das Fadas e integrante da Caçada Selvagem desde a Guerra Maligna – que alçou Clary Fairchild e Jace Herondale ao posto de Caçadores de Sombras-celebridade. Tudo que Emma, Mark e Julian precisam fazer é resolver o mistério dos assassinatos em duas semanas…A busca pela verdade leva Emma de cavernas repletas de magia junto ao mar a uma loteria bizarra na qual a morte é convidada de honra. A cada pista desvendada, mais segredos se revelam. O que Julian vem escondendo de Emma? Porque a lei dos Caçadores de Sombras proíbe os parabatai de se apaixonarem? O que realmente houve com Mark enquanto estava na Caçada? Quem realmente matou os pais de Emma? E, principalmente, ela é capaz de suportar todas estas verdades?


PODE CONTER SPOILERS!!

Vamos lá. Depois de alguns anos sem lançamento da nossa querida Cassandra, vale lembrar o fim de Cidade do Fogo Celestial. Os Blackthorns tiveram seu pai transformado em um Crepuscular, que acabou sendo morto por Julian. Mark foi levado pela Caçada Selvagem, e Helen totalmente exilada. Por outro lado, temos Emma Castairs, que teve os pais assassinados, Sebastian sendo considerado culpado por mais que a garota não acreditasse nisso. E é ai, meus caros, que tudo começa. A história conta toda a saga de Julian, que com seus poucos 12 anos, teve que assumir o controle da família e cuidar dos irmãos. Enquanto Emma deixou a raiva a consumir e fez da vingança seu maior ponto na vida, disposta a fazer de tudo para achar o real responsável pela morte dos pais. 


As pessoas superam corações partidos, e você é forte o bastante para superar isso mil vezes. Mas Julian não é uma pessoa que pode tocar seu coração. Pode tocar a sua alma. E existe uma diferença entre ter o coração partido e a alma estilhaçada.

No meio de toda a vida que os dois vão levando, o livro tenta dosar o momento atual com alguns trechos do passado, seja por meio das falas dos próprios personagens ou capítulos inteiros dedicados à lembranças. E, como muitos já haviam notado no final da série Instrumentos Mortais, Julian e Emma se tornam parabatais com aquele "algo a mais", porém, as coisas não são tão simples assim. 


É decretado que aqueles que passaram pela cerimônia parabatai são eternamente ligados pelos termos dos juramentos de Saulo e David, de Ruth e Naomi, não devem se casar, não devem ter filhos juntos e não devem se amar pela forma de Eros, mas como Philia ou Ágape. A punição para a contravenção dessa lei será decidida pela Clave: separação dos parabatai em questão, exílio das famílias e, se o comportamento criminoso se mantiver, as Marcas serão retiradas e eles serão expulsos dos Nephilim. Jamais voltarão a ser Caçadores de Sombras.
Assim é decretado por Raziel.Sed lex, dura lex. A lei é dura, mas é a lei."

O enredo tem uma base de romance que se perde nas personalidades dos personagens e em acontecimentos que são de tirar o fôlego enquanto a própria trama tem um ritmo calmo, sem pressa de acelerar eventos ou pular etapas. O que é muito bom. Podemos conhecer e nos identificar com cada personagem, mesmo que alguns ainda não tenham sido totalmente bem explorados. ( Na minha opinião, isso se resume mais a Dru e a Livvy.) Nada que alguns muitos livros de uma série que tem tudo para ser incrível, não resolva. Emma e Julian se tornam personagens que nos fazem sentir um apego absurdo, pelo menos no meu caso. Emma tem uma personalidade incrível, e o livro acaba tendo uma boa dose de humor vindo de todos os lados. Julian acaba sendo aquele personagem com um peso de responsabilidade absurdo, algo que ele mesmo não escolheu mas faria pelo bem da família. E ainda temos a introdução de personagens novos, incluindo Cristina que apenas amei! Uma fofa!


- Quando você amanha alguém, a pessoa se torna parte de quem você é. Está presente em tudo que você faz. Ela é o ar que você respira, a água que você bebe e o sangue que corre em suas veias. O toque dela fica na sua pele, a voz permanece nos seus ouvidos, e, os pensamentos, na sua cabeça. Você conhece os sonhos da pessoa, porque os pesadelos agridem seu coração, e os sonhos bons também são os seus. E você não acha que a pessoa é perfeita, mas conhece os defeitos dela, sua verdade profunda e as sombras de todos os segredos que ela carrega, e esses segredos não te assustam; na verdade, fazem com que você ame ainda mais, porque você não quer perfeição. Você quer a pessoa.

E ponto muito muito alto para outros personagens das outras séries que vão aparecendo e deixando o enredo nostálgico e cheio de amor. Prefiro não citar cada um deles e deixar um pouco do suspense caso esteja lendo isso sem medo de algum de saber algumas coisas ;D
E se você, assim como nós, adquiriu o livro com o capítulo extra, pode chorar de emoção com a gente!



Vocês são metades de um inteiro. Vocês precisam ser diferentes, como luz e sombra; ele traz cautela para a sua imprudência, e você traz imprudência para a cautela dele. Sem o outro, vocês não funcionariam tão bem. É isso que significa ser parabatai.

O livro é enorme, sim. Acho que em algum momento eu sentia que as coisas se repetiam demais quando já poderiam ir direto ao ponto de tudo. Mas, Cassandra ainda me faz querer mais assim que terminei tudo e já estou sofrendo na espera pelo próximo. Um livro com amor, aventura, ação, drama, real valor de amizade e família. Tem tudo o que todas as outras séries nos deram, com toda suas pequenas diferenças que fazem esse ser mais um livro muito especial.

É mais fácil acabar com o amor que alguém sente por você do que com o amor que você sente por alguém. Convencê-lo de que não o ama, ou que você é alguém que ele não pode respeitar.

Observação: Acho importante citar que eu mesma tive altos spoilers ao ler esse livro. Para quem não sabe, temos os Contos da Academia, que são uma visão do futuro, com o Simon e outros personagens, e claro que todas as histórias se ligam e algumas coisas são jogadas na nossa cara enquanto outras ficam meio no ar! Como li apenas um dos contos online, fiquei meio perdida. Notícias correm que a Record lançará o mesmo ainda esse ano =D Recomendaria que fosse lido antes, mas quem tem paciência para esperar? Eu não.

Não diria que é o melhor livro da Cassandra para mim, mas sem dúvida é muito amor!



Desde que haja amor e lembrança, não existe morte de verdade.


 E Agora Temos a Tia Chris Armando que também leu e veio aqui dar um olá!

Bom gente, o que rola é o seguinte!
Mais uma série maravilhosa se inicia, Cassandra dessa vez nos apresenta a personagens mais experientes em ser um Caçador de Sombras, o que nos agrega conhecer com mais afinco o dia-a-dia de um Instituto, isso sem contar que saímos da linda Nova York e temos a história ambientada no meio de areia da praia, mares revoltos e brisa marítima de Los Angeles. Então sim! É muito cenário pra MUITA TRETA! E gente, vamos combinar: Haja Treta ali em... Sem contar segredos!

Emma Carstairs é linda, loira e bem focada no que quer, o que super facilita na hora que sai à caça arrastando Cristina que é uma linda mexicana que faz intercambio, o problema é que justamente sem Julian que é basicamente o bom senso, a moça só corre em direção a confusão. É ai que começamos nossa partida, quando a calma e a responsabilidade implacavelmente doces de Julian começam a abrandar mais que o comum nossa Emma.

Quero deixar a você que quer ler esse livro minhas dicas básicas:

01- SE VOCÊ SUPER LIGA E ODEIA SPOILERS - bom, compre o que tem o capitulo extra, mas apenas leia após terminar toda a saga Instrumentos Mortais e Peças Infernais, afinal essa nossa aventura vem 5 anos após o ultimo de Instrumentos mortais(e Peças Infernais se passa alguns bons anos antes de ambas)

02 - SE VOCÊ LIGA APENAS DE LEVE PARA SPOILERS - leia após Instrumentos Mortais.

03 - É COMO EU E NÃO LIGA PRA ISSO - Correeeeee, compra o livro, pega emprestado, faz a festa pra família e vai ser feliz! É um dos melhores trabalhos - ouso arriscar, se não O MELHOR- da Cassandra Clare e digo que é lindo do inicio ao fim!


Comentários

Postagens mais visitadas